sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sotaques pelo Brasil



Por que o sotaque muda conforme a região?

É uma questão complexa, que envolve vários fatores. "Uma das explicações possíveis, porém, é o isolamento das comunidades no espaço e no tempo", afirma Marli Quadros Leite, lingüista da USP. Assim, para descobrir as origens de um determinado sotaque é preciso estudar tanto a história da população nativa da região quanto das pessoas que migraram para lá. Isso ajuda a entender por que, no Brasil, encontram-se tantas formas diferentes de falar o mesmo idioma.

Só os colonizadores portugueses trouxeram em sua bagagem uma boa quantidade de diferenças lingüísticas: um bando vinha de Lisboa, outro do Porto, um terceiro do Alentejo... Como se não bastasse, os índios que já viviam aqui falavam inúmeras línguas. Mais tarde, chegaram os africanos e depois vieram imigrantes - e até colonizadores - de outros países europeus.

Cada região do país foi assimilando diferentes elementos dessas fontes, resultando nos diferente sotaques e dialetos. Mesmo assim, nunca nos transformamos numa Torre de Babel. "Apesar da nossa imensa diversidade lingüística, há uma certa unidade que permite a todos se entenderem e terem a certeza de que falam o ‘português do Brasil’", diz Marli.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286073.shtml





Nenhum comentário: