VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Beco dos Poetas informa: 45 minutos com o Ator Caco Ciocler, dia 16 de Novembro

Prestigie mais um espetáculo do Projeto CEU É SHOW

Reservas pelo telefone: 3396 5544
 
45 MINUTOS

Monólogo protagonizado por CACO CIOCLER, um dos atores mais atuantes da televisão, cinema e teatro, 45 MINUTOS é um texto escrito por MARCELO PEDREIRA e com direção de ROBERTO ALVIM.

Sozinho em um palco vazio, um ator (Caco Ciocler) é obrigado a entreter o público por exatos 45 minutos (tempo mínimo estabelecido para a duração de um espetáculo teatral). Sem uma trama ou personagem no qual possa se amparar, o ator procura, desesperadamente, meios de preencher o tempo. Desejando ardentemente não estar ali, é obrigado a fazê-lo em troca de comida e de um lugar para viver (mora em um pequeno quarto nos fundos do teatro). Mas durante a obra, que se dá inteiramente em diálogo com o público presente, percebe que algo se evaporou, que a relação de uma obra de arte com a platéia não pode mais se desenhar segundo antigos pressupostos; estamos vivendo uma época para além de todo drama (no sentido clássico), e não sabemos (artistas e público) o que vem pelo caminho... Uma reflexão profunda acerca do lugar e do significado do teatro em nossos dias; uma experiência desconcertante, que abala e critica todos os fundamentos da cena. Eis o que esta obra instaura, através do monólogo escrito por Marcelo Pedreira, um dos mais interessantes dramaturgos brasileiros contemporâneos. O teatro ainda pode nos proporcionar uma experiência potente e transformadora? A peça configura esta pergunta incontornável, cuja resposta se fisicaliza na atuação de Caco Ciocler, um dos maiores atores de sua geração.

Marcelo Pedreira e Roberto Alvim se conheceram em 2001 no Rio, quando Alvim criou o movimento Nova Dramaturgia Brasileira, patrocinado pela Prefeitura do Rio, e que lançou uma nova geração de autores como o próprio Pedreira, Daniela Pereira de Carvalho e Pedro Brício. 45 MINUTOS é o primeiro texto de um dramaturgo revelado pelo movimento que Alvim dirige.

Considerado hoje um dos melhores diretores da nova geração de encenadores, Roberto Alvim é dramaturgo, diretor e professor de Artes Cênicas. Escreveu e dirigiu 20 peças até o momento, encenadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Salvador, Paris (França), Córdoba (Argentina) e Laussanne (Suíça). Desde 2006 reside em São Paulo, onde dirige a companhia CLUB NOIR, dedicada a encenar obras de dramaturgos contemporâneos. Além de diversas indicações para os prêmios mais importantes do teatro brasileiro (incluindo duas indicações ao Prêmio SHELL), foi o vencedor do Prêmio BRAVO! Prime 2009 de Melhor Espetáculo Teatral de São Paulo, por sua encenação da peça O QUARTO, de Harold Pinter.

Escolhido por Alvim e Pedreira para protagonizar o espetáculo, o ator Caco Ciocler dispensa maiores apresentações. Formou-se na Escola de Artes Dramáticas (EAD) em 1995, e tornou-se um dos mais competentes e requisitados atores de sua geração, conquistando prêmios no teatro, na tevê e no cinema.

FICHA TÉCNICA:

  • ·        Texto: Marcelo Pedreira
  • ·        Direção, Cenografia e Iluminação: Roberto Alvim
  • ·        Elenco: Caco Ciocler
  • ·        Produção: Marcelo Chaffin
  • ·        Direção de Produção: Miriam Juvino 
Postar um comentário