quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Saiba quais competências são avaliadas no Enem 2015



Saiba quais competências são avaliadas no Enem 2015

Os corretores da redação do Enem avaliam cinco competências. Cada uma delas vale 200 pontos e quem conseguir demonstrar um excelente domínio de todas ganha a nota máxima: 1.000 pontos. 
Conheça as cinco competências avaliadas na redação do Enem:

Competência 1 -  “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”

Envolve os seguintes seguintes requisitos: 
  • precisão vocabular
  • obediência às regras gramaticais de concordância nominal e verbal
  • regência nominal e verbal
  • pontuação
  • flexão de nomes e verbos
  • colocação de pronomes átonos
  • grafia das palavras
  • acentuação gráfica
  • emprego de letras maiúsculas e minúsculas
  • divisão silábica na mudança de linha (translineação)

Competência 2 -  "Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo"

Esta competência significa não fugir do tema, falar dele com a profundidade adequada e respeitar o modelo de redação solicitado, usando argumentos consistentes. Entre as estratégias de argumentação que podem ser usadas, podemos citar: 
  • exemplos
  • dados estatísticos
  • pesquisas
  • fatos comprováveis
  • citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto
  • alusões históricas
  • comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos

Competência 3 - “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista"

Trata-se de escrever um texto inteligível, claro, objetivo e coerente.

Competência 4 - "Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação"

Nessa competência os corretores avaliam aspectos como: 
  • encadeamento de ideias
  • colocação de parágrafos
  • estrutura das frases
  • uso de pronomes, verbos, advérbios, etc.

Competência 5 - "Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos"

Ao final da redação dissertativo-argumentativa do Enem, o candidato precisa apresentar uma solução para o problema exposto no tema. Essa proposta tem de ser clara o suficiente para que o leitor a compreenda, deve ser de possível execução e não pode ir contra os direitos humanos.

Fonte: vestibular,brasilescola.com

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