sábado, 22 de outubro de 2016

Audiolivro marca presença relevante na maior feira de livro do mundo



Audiolivro marca presença relevante na maior feira de livro do mundo
Ubook, primeiro serviço de audiolivros por streaming do Brasil, celebra sua participação na Feira do Livro de Frankfurt. O aplicativo hoje já considerado o maior da América Latina no setor de audiolivros
O mercado de audiolivros no mundo tem crescido consideravelmente, com cada vez mais players entrando neste segmento.  E o potencial deste setor pode ser observado nos últimos dias (de 19 a 23 de outubro) na Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento do setor editorial do mundo. Neste ano, a Feira contou com 89 expositores classificados como audiolivros. Entre eles, destaca-se a presença do Ubook, uma startup 100% brasileira que oferece o serviço de audiolivros por streaming hoje para mais de 120 países.
“Sem dúvida, estar presente na Feira de Frankfurt contribuiu ainda mais para a exposição de nossa marca e para acelerarmos as negociações com novas editoras, o que resultará em mais títulos que, em breve, devem estar disponíveis para nossos clientes. Tenho certeza de que a visibilidade mundial da feira e a facilidade do aplicativo permitirão ao Ubook chegar ao alcance internacional que almejamos”, celebra Eduardo Albano, co-fundador e diretor de conteúdo do Ubook.
A disponibilização do conteúdo literário em áudio segue uma tendência mundial. Afinal, na correria do dia a dia, é muito mais fácil e prático para as pessoas ouvirem um livro enquanto se deslocam da casa para o trabalho, por exemplo, do que separar um tempo para sentar e apreciar uma obra. É por isso que enquanto editoras lidam com a queda nas vendas de livros em mídia impressa e digital, o mercado de audiolivros apresenta crescimento. Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, o número de downloads cresceu 38,1% em 2015, segundo a Association of American Publishers. No Brasil, os números deste segmento podem ser observados ao analisar o crescimento do Ubook em seus dois anos de existência – a empresa foi criada em outubro de 2014. Quando tinha três meses de criação, o Ubook contava com cerca de 200 mil usuários registrados. Hoje já são mais de 1,5 milhão. Além disso, a empresa já é considerada a maior do segmento na América Latina.
O bom desempenho do Ubook no mercado também pode ser atribuído a enorme variedade de seu catálogo: são mais de 10 mil títulos em português, inglês e espanhol, o que favorece conquistar clientes brasileiros que gostam de ouvir obras em outros idiomas, mas, também, auxilia a empresa a se inserir no mercado internacional. E, ao que tudo indica, essa audioteca só tende a avançar. “Viemos para mostrar nosso produto, mas também para avaliarmos novas parcerias, que resultarão, em breve, em mais títulos em nosso catálogo”, adianta o executivo.
A participação do Ubook no evento ocorreu por meio do Brazilian Publishers (BP), um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro.
Vale lembrar também que o Brasil foi destaque, pela terceira vez, na Feira do Livro de Frankfurt. O país, que já foi homenageado duas vezes (1994 e 2013), foi um dos mercados abordados no “The Markets” deste ano, programação criada para discutir o funcionamento do setor em diferentes locais do mundo. Em sua segunda edição, o “The Markets” seleciona sete países ou regiões influentes para participar dos debates, e os convidados deste ano são: Brasil, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Flanders & The Netherlands (Região homenageada pela feira este ano), Polônia, e Reino Unido. “Isto só demonstra o potencial que o Brasil pode alcançar no mercado internacional, e o Ubook, como uma startup 100% nacional, também pode ampliar suas fronteiras ao participar de eventos como este”, avalia Albano.
A Feira do Livro de Frankfurt atrai anualmente mais de 7.000 expositores e 280.000 visitantes.


Sobre o Ubook: Lançado no início de outubro de 2014, o Ubook é o primeiro serviço de assinatura de audiolivros por streaming do Brasil. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal, ou semanal, é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. A plataforma está disponível para Web, iOs, Android e Windows Phone. Para saber mais acesse: www.ubook.com


Nenhum comentário: