segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Deu pane no sistema, deu pane na mente!




ROTINA DE....Deu pane no sistema, deu pane na mente - de repente a mente vai esquecendo-se das palavras e você fica com "cara de paisagem" as pessoas ao seu redor demonstram um sentimento de piedade e querem ajudar tentando completar as palavras que não saem de sua boca...
Você quis dizer rotinas de uma casa feliz não foi isso?
Ele responde não foi isso, esqueci que ia dizer... O velho alemão me pegou (Mal de Alzheimer) sem piedade tirou meu lar, minha família, meus netos e restou somente uma casa vazia na minha mente...


O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. 
De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, esquecer de que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. 
A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.


Maria Jeremias dos Santos

Nenhum comentário: