segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Manchete do jornal de hoje






PROFESSOR SEM AULAS! - eis a manchete do jornal de hoje!
Escolas fechadas e as que estão abertas estão com superlotação de alunos, até 45 jovens esmagados pelo sistema dentro de um quadrado de cimento com mentes vazias de aprendizado... São tantos comentários para a desvalorização da educação, do professorado que gera a dúvida: culpa-se o sistema de ensino, o Governo ou a população subdesenvolvida de tais provenientes.
Leituras, livros, projetos, incentivo ao aluno é o que se cobra os dirigentes de seus professores para fazer o "milagre da educação"  que funciona aos trancos e barrancos. Querem apenas metas a ser cumpridas á curto prazo e relatórios em cima da mesa do coordenador, eis a ordem!
Que mais quer, diz um professor cansado... que fica sem respostas, pois, o coordenador vira as costas e vai para seu quadrado particular, digo sua sala cheia de papéis em cima da mesa, com calendários e etiquetas coladas em seu PC escrito "entregar relatório dia 05/03 até as 9 h". Isso sem abrir sua gaveta, que contém dezenas de bilhetes iguais á esse com prazos para ser entregues na data de ontem.
De repente ouve-se  um palavrão no corredor e um professor que grita na porta da sala " se não quer estudar porque veio na escola" e lá se vai o aluno, descendo escadas abaixo e  respondendo aos berros, depois do palavrão "porque minha mãe me obriga".... 
Assim vivemos, empurrando muitas coisas com a barriga, hoje é nosso trabalho, amanhã é nossa vida e vamos deixando o dia passar e acreditando que amanhã será um dia melhor.

Maria Jeremias Santos

Nenhum comentário: