VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

ORDEM DOS POETAS DO BRASIL - entrevista Marcio Sena e Maria Jeremias do Beco dos Poetas


OPB - ORDEM DOS POETAS DO BRASIL
ORDEM ENTREVISTA MARIA JEREMIAS DOS SANTOS
ORDEM ENTREVISTA MARCIO DO NASCIMENTO SENA
FUNDADORES DO SARAU O BECO DOS POETAS -SP
Reunindo sempre muitas e muitas pessoas em seus saraus, O Beco dos Poetas, tornou-se referência na poesia nacional e paulistana. Aqui nossa Poetisa Lin Quintino entrevista seus fundadores. Temos a oportunidade de conhece-los e agradece-los pelo belissimo trabalho que fazem em prol da poesia brasileira. Os imensos parabéns da OPB e de todos que a compõem. Com certeza a poesia fincou uma de suas mais belas estrelas no coração desse sarau. Abraços a todos. Parabenizamos aqui também a
nossa mais nova entrevistadora, Poetisa Lin Quintino que abre sua série de entrevistas em grande estilo.
Entrevista concedida a Poetisa Lin Quintino
1- QUEM SÃO OS POETAS MARIA JEREMIAS E MÁRCIO?
R- Marcio – um operário da Literatura, sempre disposto a trabalhar por ela.
Maria- Agitadora cultural, que aprende a cada dia uma coisa nova com escritores que amam a poesia.
2- QUANDO A POESIA SURGIU NA VIDA DE VOCÊS?
R- Marcio – diferente do que as pessoas pensam, não sou um poeta e sim um contista premiado em alguns pontos do Brasil, mas que gosta de permanecer um operário da literatura.
Maria- Entre um rabisco e outro a poesia surgiu como uma águia com seu percurso certeiro.
3- QUAIS OS AUTORES QUE INFLUENCIARAM A SUA ESCRITA?
R-Marcio- Eu gosto de Artur de Azevedo até eu ler o “O Guarani” me rendi á arte de José de Alencar.
Maria- Cecilia Meireles e Cora Coralina por falar de sua infância e da terra natal.
4- VOCÊ ACREDITA QUE A O PAPEL DA MULHER NA LITERATURA, ATUALMENTE, GANHOU MAIS DESTAQUE OU ESTE, AINDA, É UM ESPAÇO DOS HOMENS?
R- Marcio- literatura não se divide por sexo e sim, talento.
Maria- A mulher tem seu destaque por si próprio, pelo simples fato de existir. Quanto aos homens existe no espaço delas (risos)
5- QUAL ERA A SUA VISÃO SOBRE O MUNDO LITERÁRIO, QUANDO VOCÊ COMEÇOU A FAZER POESIA?
R- Marcio- Um muro intransponível.
Maria- Que somente ricos poderiam escrever seus textos e publicar num livro.
6- E, ATUALMENTE, O QUE VOCÊ ACHA QUE MUDOU?
R-Marcio- O muro caiu! A internet, a facilidade da impressão sob demanda, auto publicação foram ferramentas de demonstração e popularização da literatura independente. Hoje um autor pode morar na favela ou nos condomínios luxuosos e de repente se encontrarem em igual condição em sites sociais, saraus, eventos públicos e apertarem as mãos como amigos.
Maria- A amplitude no mundo literário e os direitos da mulher favoreceu a igualdade entre o poder e o fazer. Hoje, homens e mulheres são capazes de competir de igual para igual em prol da literatura.
7- COMO SURGIU O BECO DOS POETAS?
R- Marcio- Não surgiu... O Beco é uma ideia em construção, é como uma semente que na sua insignificância é jogada á Terra á beira do caminho pelo viajante displicente,que segue em frente e quando volta está lá - uma árvore esplendorosa no lugar da semente, ele não sabe como surgiu, espanta-se com seu tamanho, sua força, maravilhado, senta, descansa sobre sua sombra e passa a fazer parte do Beco.
Maria-Como diz Marcio, o idealizador e criador do Beco dos Poetas a ideia NÂO surgiu, foi construindo pouco a pouco, criando raízes, virou árvore, gerou frutos e semeia sementes onde haja um escritor (a) em qualquer lugar do mundo.
8- QUAL O OBJETIVO DE CRIAR O BECO DOS POETAS?
R-Marcio- Posso responder essa pergunta com um exemplo, quando era garoto no bairro do Jabaquara, onde eu nasci, vi chegar uma família, construiu um barraquinho de madeira, não tinha recurso algum. Muitas pessoas olhavam o barraco com um sorriso irônico outros com sorriso de pena e bem poucos, mas o suficiente se propuseram a ajudar, nessa ajuda o barraquinho de madeira se tornou uma casinha e foi ampliada muitas vezes, acho que durante toda minha infância, essa família cresceu, vieram os filhos, netos, bisnetos e se tornou uma bela casa hoje. O velho senhor que construiu o barraquinho sempre sonhou uma casa bonita e uma família bem cuidada. O objetivo de criar o beco dos poetas é o mesmo desse velho amigo, proporcionar um lugar confortável para nossa família literária crescer e compartilhar bons e maravilhosos momentos.
Maria- Dar oportunidade aos autores menos favorecidos o direito e alegria de ver seus textos publicados em um livro.
9- FALE SOBRE O TRABALHO QUE VOCÊS DESENVOLVEM A FRENTE DO BECO DOS POETAS?
R-Marcio- Sou escritor por paixão, tecnólogo por formação e um agitador cultural por intuição. Acho que tudo isso me torna um individuo inquieto, querendo estar em todos os lugares, produzimos o sarau do Beco, publicamos livros, formatamos projetos junto ao Ministério da Cultura, produzimos sites E-Comerce, Portais literários, portais educacionais, sites corporativos para uso exclusivo da rede Beco dos Poetas. Implantamos uma biblioteca comunitária, onde mantemos oficinas de inglês, pintura em pano de prato, flauta doce e fomento á leitura com empréstimos de livros para a comunidade. O Beco dos Poetas hoje é difícil de defini-lo, pensamos nele como um movimento Cultural, um movimento de múltiplas direções.
Maria- Sou escritora e professora que ama os versos puros, sem rimas ou métricas. Apresento o Sarau Matinal Beco dos Poetas há mais de 04 anos, onde compartilho meus singelos versos com escritores de São Paulo, região e capitais do estado. Aprendo com cada escritor lendo seus textos onde vejo a doce magia de escrever poesias ditadas pelo coração.
10- ALÉM DO SARAU, QUAIS SÃO OS OUTROS PROJETOS QUE VOCÊS DESENVOLVEM?
R- Marcio- Basicamente o que está descrito na pergunta anterior.
Maria- Projetos comunitários em nossa Biblioteca Comunitária Beco dos Poetas –Aulas de conversação em inglês, pintura em pano de prato e aulas de flauta doce, tudo gratuitamente e Agente Comunitário de Cultura representando a Zona Sul em São Paulo-SP.
11- O BRASIL É UM PAÍS QUE LÊ POUCO. QUAIS OS MOTIVOS QUE VOCÊ APONTARIA PARA QUE ISTO OCORRA?
R- Marcio- Acredito que essa afirmação de que o Brasil não lê, não esteja correto. Os últimos levantamentos editoriais colocam o Brasil em 9 no ranking no mercado editorial do brasil que torna atrativas diversas editoras estrangeiras. Essa colocação seria ótima em qualquer lugar do mundo, mas com certeza se espera mais de um país com proporções quase que continentais.
Maria- Falta de incentivo dos pais, quem lê, sempre recomenda um livro.
Mas, creio que o país está incentivando os jovens a ler, pois, distribui livros infanto-juvenis em escolas, porém não tem como fazer o aluno ler, se ele não tem o hábito adquirido desde cedo pelos pais.
12- A INTERNET É UMA FERRAMENTA. QUAL SUA OPNINIÃO ELA AMPLIA OU RESTRINGE O CONHECIMENTO?
Marcio- ela amplia o conhecimento e quem está habilitado para usa-la e restringe o conhecimento de quem acredita que a internet é apenas o Facebook, infelizmente, essa parcela ainda é a maioria.
Maria- Ela amplia com certeza. Porém como tudo na internet, tem o lado bom e lado mau, é necessário filtrar o conhecimento através do que você lê.
13- FALEM O QUE DESEJAR SOBRE POESIA.....
R-Marcio- Falar de poesia é algo genérico é como pedir para falar do a r que respiramos, a única resposta seria é o que nos traz vida.
Maria- Poesia é essência da vida. Todos somos escritores de nossa própria historia, temos o poder da caneta de colorir ou manchar detalhes de nossa vida quando escrevemos.
OBRIGADA, EM MEU NOME E DA OPB (ORDEM DOS POETAS DO BRASIL)
RESUMO SOBRE O SARAU DO BECO DOS POETAS
O Projeto Sarau Matinal Beco dos Poetas & Escritores acontece, ao final de cada mês, há quatro anos, na biblioteca Maria Clara Machado, no CEU Caminho do Mar, e, eventualmente, no Teatro, no mesmo espaço, apresentado por Maria Jeremias dos Santos e coordenado por Marcio Marcelo do Nascimento Sena. Conta com a presença de inúmeros Poetas da Cidade de São Paulo, Região e outros Estados. Todo o contato e divulgação são feitos através das redes sociais literárias:www.becodospoetas.com.br, espaço que conta com milhares de poetas colaboradores e www.mapadapoesia.com.br, ambas pertencentes ao Grupo Editorial Beco dos Poetas & Escritores Ltda. Esta editora elabora antologias, dentro das redes sociais referidas, de modo que, a cada Sarau temos, não apenas, o encontro de Poetas, como também, lançamento de nossas obras editadas, totalizando 60 títulos. Contamos com a participação de autores Paulistas, de outros Estados e outros Países. O Sarau Matinal Beco dos Poetas & Escritores torna-se, a cada edição, uma referência na poesia.
Contato
http://www.becodospoetas.com.br/011 5021 2233 - maria@becodospoetas.com.br
Locais de Apresentação:
SARAU MATINAL BECO DOS POETAS(SARAU)
10:00 às 13:00
https://www.facebook.com/beco.poetas
@BECODOSPOETAS
Beco dos Poetas
www.becodospoetas.com.br
10 de março de 2015 17:46
Entrevistado por: Mauricio De Azevedo
Postar um comentário